Meio Ambiente & Responsabilidade

Buscando a sustentabilidade ambiental, na Confepar, além de fabricarmos produtos com qualidade, também nos preocupamos com o meio ambiente e investimos em tecnologia e parcerias nessa área.

 

Qualquer atividade que consome água gera um efluente líquido, que nada mais é do que uma água com uma carga poluente, que se descartada no meio ambiente sem tratamento, pode causar inúmeros impactos ambientais. Na Confepar, preocupados com essa questão, temos na própria área da empresa uma Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais, onde toda a água que foi utilizada no processo produtivo é tratada antes de ser descartada no corpo receptor, Ribeirão Cambezinho.

 

O objetivo do tratamento de efluentes líquidos é reduzir ou eliminar a carga de poluição do efluente líquido, possibilitando seu descarte em corpos de água sem causar danos ao meio ambiente nem oferecer riscos à saúde pública. A Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais da Confepar é composta das seguintes etapas:

 

Tratamento de nível preliminar, onde são utilizadas grades para reter os resíduos maiores, como plásticos, papéis e impedir que haja danos as próximas unidades de tratamento, ou até mesmo, para facilitar o transporte do efluente.

Tratamento de nível primário,  tem como objetivo a remoção de sólidos sedimentáveis e parte da matéria orgânica através da ação físico-química em um flotador.

Tratamento secundário, composto por um sistema de lodos ativados e duas lagoas facultativas, onde microorganismos se alimentam da matéria orgânica convertendo-a em gás carbônico e água.

 

Além disso, na Confepar contamos com um laboratório ambiental próprio onde são realizadas análises da qualidade do efluente, bem como no corpo receptor. Dessa forma, garantimos a eficiência do tratamento e a manutenção da qualidade do Ribeirão Cambezinho. 

                                                                                 

Sabe-se que hoje uma grande preocupação ambiental é em relação à correta destinação dos resíduos sólidos. Na Confepar fazemos o gerenciamento dos resíduos sólidos, para isso temos implantado a Coleta Seletiva em todos os setores, dessa forma, garantimos que os resíduos sólidos aqui gerados não causem impactos negativos ao meio ambiente.

 

Como complemento as nossas atividades ambientais, a Confepar busca constantemente promover a consciência ambiental de seus colaboradores, seja através de palestras, cursos técnicos, treinamentos ou até mesmo promovendo ações preventivas e educativas.

 

O departamento de Gestão Ambiental em parcerias com os demais setores da empresa, fica comprometido em sempre buscar novas tecnologias de gerenciamento dos passivos ambientais gerados pela nossa empresa, visando desenvolver suas atividades econômicas de forma harmoniosa com o homem e o meio ambiente.

Política de Normas Ambientais